quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Como fazer amigos e ser mais sociável

Melhore suas habilidades sociais 




Sorria
        Se o seu desejo é que as pessoas se aproximem de você, então você deve mostrar que está receptivo (a) e nada faz isso tão bem quanto o sorriso. Ficar de cara fechada ou como dizem “de poucos amigos” afasta qualquer um. Alguém sorridente parece ser divertido e legal para se conversar. Não importa que o seu sorriso não seja dos mais bonitos, o meu também não é, mas isso não me impede de rir para as pessoas ao meu redor. Talvez precise vencer a timidez antes de começar a fazer isso.

Cumprimente todo mundo
         Um bom dia caloroso ou um “e ai?” faz com que os outros notem que você existe e abre espaço para uma conversa amigável. Cumprimentar também faz você parecer receptivo (a) e simpático (a). Se você não quer parecer bobo (a) cumprimentando gente estranha, experimente fazer isso somente com as pessoas com quais quer ter amizade.  Aprenda como começar uma conversa com qualquer pessoa.

Evite fazer críticas
   
     Ninguém gosta de criticado. Gente muito crítica, que fala mal de todo mundo costuma ser considerada antipática e possuem poucos amigos. E para ser franco os que possuem não são lá muito sinceros. Criticas costumam magoar outras pessoas e magoas dificilmente se apagam. Se você tiver uma opinião muito negativa a respeito de algo, faça um favor a si mesmo e guarde-a para você.

Faça mais elogios
    Assim como as pessoas odeiam receber críticas, elas adoram receber elogios. Mas não qualquer tipo de elogio, se eles forem falsos ou não merecidos você vai passar por puxa-saco ou bajulador. As pessoas gostam de receber mérito por aquilo que elas fazem bem e se esforçam para fazer. Desse modo lembre-se de falar para alguém que ela faz um bom trabalho, de dizer que alguém está bonito (a) quando ela se arrumar etc. as pessoas não só gostam, elas precisam disso. Quando você dá  as pessoas ela querem, no caso reconhecimento, ganha em troca o que você quer: reconhecimento, admiração, amizade etc.

 Desenvolva empatia
          Empatia é a capacidade de compreender o outro, de se colocar no lugar de outra pessoa. E isso que todos procuram quando conversam, querem alguém que os entenda. Quando estiver conversando com alguém busque deixar suas opiniões e valores de lado e tente simplesmente ouvir o que essa pessoa está lhe falando.  Falar “eu te entendo” faz despertar no outro uma expressão de alívio e satisfação, mas não diga isso por dizer, só faça somente se o estiver entendendo. Se possível descreva como outro está se sentindo: “você ficou triste com isso não é mesmo?”, “parece que você está um pouco nervoso!”.   

Faça o outro se sentir importante
         Mohamed Ali é considerado uma das celebridades mais carismáticas de todos os tempos, e sua técnica era simples, ele fazia os outros se sentirem como estrelas, isso é o que relatam as pessoas que conviveram com ele. As grandes marcas e empresas já estão entendendo esse preceito e por isso slogans com palavras como “exclusividade” e “preferencial” estão no auge. Mostre se interessado no que seu interlocutor está falando e o encoraje a falar mais. Diga coisas como: continue, interessante... Entenda mais sobre processo em A arte de conversar

A aparência não é tudo
        Muitas das pessoas que chegam até mim se queixando da falta de amigos ou da dificuldade de se socializar atribuem esse fato a sua aparência física: “eu sou gordo”,“sou feio” sou vesgo”. Não posso negar que existe preconceito quanto a aparência, no entanto a maioria esmagadora da população não faz amizade baseada nesse critério. Aliás  no imaginário popular pessoas feias tendem a serem simpáticas (por isso bons amigos) enquanto pessoas bonitas tendem a ser arrogantes e convencidas (por isso maus amigos). Lógico que isso é apenas pré-conceito, quero apenas ilustrar que o seu problema com a aparência não afasta amizades.

Seja gentil
          A gentileza vai além das palavras, ela se mostra em atitudes, ajude quem você ver que está precisando de ajuda. No geral isso não custa nada além do tempo que você ia perder fazendo coisas egoístas e em troca você ganha a amizade e simpatia dos demais, não só de quem recebeu a gentileza, mas também de quem viu sua boa ação. Atitudes assim fazem você se sentir útil, melhoram a sua autoestima e consequentemente diminuem a timidez e a insegurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário