Todo animalzinho ferido pode ser violento, não por crueldade, mas por estar acuado, assustado e não entender o que está acontecendo. Pode, por exemplo, ter sido atropelado ou ter apanhado de uma pessoa má. Quando esse bichinho é encontrado na rua, além do susto que teve quando foi ferido, tem medo de que a pessoa que o encontrou também vá machucá-lo.A primeira coisa a se fazer é conversar com ele, falar com muita calma e ver como reage. Se o rabinho abanar é um bom sinal, e você pode se aproximar mais aos poucos, sem fazer movimentos bruscos. Assim que conquistar a confiança do animal, procure colocar uma guia com enforcador, e, se for possível, use também uma focinheira ou algum fitilho para prender a boca dele, a não ser que tenha algum ferimento no focinho, nesse caso o uso de focinheira não é recomendado.
Dessa forma ficará mais fácil de conter um possível ataque que possa ocorrer de repente, pois, devido a dor que sente, o pet pode tentar se defender com a mordida. Após realizar esses cuidados e conseguir manter a calma do animal, deve-se ligar para um veterinário. Caso não consiga controlar a agressividade do animal de maneira nenhuma, apenas chame um veterinário e aguarde-o junto com o bichinho.
Tente observar com mais detalhe o corpo do pet, verifique, por exemplo, se há fratura exposta, e se tiver, coloque uma compressa bem limpa sobre a mesma, para proteger de moscas até que o socorro chegue. Caso haja sangramento intenso, coloque um pano limpo sobre a região e pressione. Mas lembre-se de sempre observar as reações do animal quando for tocar nele, pois ele pode sentir dor e se debater para se defender. Se preciso, peça para alguém ajudar a segurá-lo, caso contrário, não conseguirá agir corretamente.
No caso de o bichinho ter sido ferido por outro animal, deve-se tentar evitar que se lamba no local machucado e levá-lo, imediatamente, para a clínica. Caso note que está cheio de espinhos na boca, de maneira alguma tente tirá-los, pois vai doer e o bichinho vai morder; já no veterinário será sedado e os espinhos retirados com segurança, sem que a saúde do animal seja prejudicada e sem que ele sinta dor durante o procedimento.
Há um instrumento de contenção chamado cambão, que é um dos acessórios usados como alternativa, para cães muito bravos, porém, só deve ser usado por pessoas treinadas, pois é arriscado, tanto para o cão, que pode morrer enforcado com um cambão mal manuseado, quanto para quem esteja manuseando, que, se não souber usá-lo pode deixar o cão ainda mais feroz e acabar sofrendo ataque. Calma, tranquilidade e cuidado são essenciais para ajudar um cão ferido e que possa ser violento, e não há necessidade de correr riscos. Na dúvida de como agir em determinadas situações aguarde o médico veterinário, pois, se necessário, ele pode sedá-lo da forma correta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário